— << artigo de Vânia Faria >> —
Desejar o “sucesso profissional” é algo que a grande maioria das pessoas almeja ao longo da carreira. Quem não quer chegar ao final da jornada profissional e ver que valeu a pena os anos e anos de trabalho, e que o sucesso pôde ser observado em várias etapas durante o percurso?
Porém uma questão que deve ser investigada e aprofundada, quando se fala neste assunto, é: – Qual é a sua “motivação” para se desejar o sucesso profissional?
Muitas vezes o motivador para obter o sucesso profissional está em algumas necessidades humanas, a exemplo de: crescer para obter status, conquistar bens materiais, alimentar a ambição, senso de competição, obter reconhecimento, melhorar a autoestima, liberdade, ser amado, ser aceito, ser visto, ser importante, existir para o mundo, criar significado, ser útil, criar e deixar um legado, fazer diferença, melhorar a humanidade, ou outros.
O que motiva as pessoas a quererem o sucesso para suas carreiras está relacionado ao nível de consciência, maturidade, caráter, crenças, e o conjunto de valores que desenvolveu ao longo da vida, vivências, exemplos de pessoas próximas, cultura familiar – o que de certa forma compõe aquilo que podemos chamar de essência humana.
É certo desejar o sucesso profissional. A evolução da humanidade depende deste movimento de orientação para o futuro, impregnado de positivismo, que propicia a aprendizagem e melhoria contínua de processos e comportamentos humanos.
Porém a recomendação é que, ao se buscar o sucesso profissional, também se busque o autoconhecimento. Esses dois valores devem caminhar paralelamente.
O autoconhecimento funcionará como uma chave importante para se buscar o sucesso profissional, através da utilização do potencial humano, dons, missão de vida, valores humanos que orientam para tomadas de decisões, ampliação da consciência e consequentemente levará a pessoa a patamares de satisfação profissional mais elevados.
Caso contrário, o sucesso profissional poderá acontecer, porém com falta de propósito e objetividade.
Então eu o incentivo a perguntar para si mesmo, todas as vezes que o desejo de obter sucesso profissional lhe bater ao coração. Faça as seguintes perguntas:
- Por que desejo o sucesso profissional?
- O que eu obtenho com isto?
- O que a sociedade ganha com isto?
- Quais são os sentimentos que eu terei quando minhas metas de sucesso profissionais forem atendidas?
- O que eu serei quando meus anseios de sucesso profissional forem alcançados?
Ser um profissional de sucesso requer planejamento para com a carreira, determinação, utilização de talentos, definição de metas comportamentais e materiais (ações) possíveis de serem mensuradas.
Fazer de tempos em tempos a calibragem para checar como anda seu plano será importante para avaliar se seus objetivos e anseios continuam os mesmos. Pessoas mudam de acordo com as fases da vida. O que era considerado sucesso profissional para um jovem de 20 anos, pode tornar-se estranho para um adulto de 30 anos e talvez irreal/sonhador para o profissional de 40 anos.
Que bom que as pessoas mudam. E foco em sucesso profissional também pode mudar ao longo da vida. Nada como os anos para dizer o que será sucesso profissional para você em 45 anos de carreira – tempo médio que um profissional fica ativo no mercado de trabalho.
Mensagem aos jovens:
Nosso planeta precisa que mais e mais pessoas vivenciem seus talentos e sejam realizadas profissionalmente. A felicidade ainda não pode ser mensurada, mas sabe-se que aqueles que estão utilizando seus dons e vivenciando suas missões de vida no trabalho são pessoas muito mais felizes, do que alguns que querem apenas o sucesso profissional, sem vislumbrar um propósito maior.
Então minha sugestão é que desde cedo vocês desenvolvam o hábito de perceber seus sentimentos, perceber aquilo que acalenta o coração, e o que os motivam. Que possam desenvolver suas carreiras desejando o crescimento e sucesso profissional, acrescentando ao percurso os temperos, aromas e sabores desejados por sua alma.
Grande beijo e muito sucesso! 🙂
Vânia Faria Sutherberry – é sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria, consultora especialista em Desenvolvimento Humano e Cultura Organizacional, é também coach (especialista em coaching executivo e de carreira) e ensina técnicas de autoconhecimento e autodesenvolvimento com linguagem acessível em seu livro “Lentes Coloridas – Uma nova visão sobre destino e missão”.
Ela realizou coaching para dezenas de CEOS de multinacionais e desenvolveu projetos para empresas no México, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Marrocos e Espanha. É co-autora do livro “A World Book of Values”.